Quais as competencias fundamentais que o profissional do seculo XXI

Quais as competências fundamentais que o profissional do seculo XXI, necessita para crescer na carreira profissional e contribuir com a perenidade de sua organização?

Primeiro, primar e ter muito claro os valores que norteiam sua vida; é a confiança o alicerce das relações e hoje podemos afirmar que de uma maneira geral ainda é baixa a confiança nas organizações e para mudar

esse cenário, segundo o o Professor e Autor Gary Hamel “precisamos reconstruir com urgência os alicerces éticos do capitalismo. O necessário agora è nada menos que o renascimento moral das empresas.” e para evoluir com esse tema, só um profissional ético e de confiança.

Outra competência, se não aos olhos do mercado a principal é a Inovação da qual devemos nossa existência, vez que sobrevivemos graças a bilhões de anos de inovação genética, podemos pensar na miscigenação continua e da mutação aleatória. Poderíamos também afirmar que temos uma divida com a inovação referente a prosperidade quando pensamos que hoje temos liberdade de pensamento e ação que são essenciais a inovação; sem falar na tecnologia que evolui numa velocidade avassaladora  dando oportunidade da mobilidade pessoal, da comunicação instantânea, salvando vidas com a modernidade nos medicamentos e na prosperidade intelectual.

Podemos afirmar que a inovação traz felicidade por que é através dela que o ser humano cria, traz a luz da sociedade suas criatividades como a própria musica e a poesia por exemplo;

Ademais, precisamos aprender continuamente, por que nosso futuro também devemos a inovação; O que acontece no mundo e ainda não temos o controle como o problema do meio ambiente, as pandemias globais o terrorismo para isto precisamos melhorar nossa capacidade de conhecimento e intelectual para poder contribuir com um futuro promissor para a humanidade.

Outra competência é a Paixão, pois quando colocamos nosso coração naquilo que nos propomos o resultado é diferenciado; A paixão transforma o produto final em atrativo, alem de transformar também o trabalho em lazer; As atitudes de pessoas apaixonadas possivelmente sejam as melhores por que agem com amor, dão velocidade ao processo por que necessitam de resultados rápidos e eficazes e principalmente è com o sentimento sublime que só o ser humano pode ter que inspirara quem próximo de si estar.

Traria agora a competência de Adaptação; pois bem, estamos no mundo de transformação constante, evolução em todos os segmentos. Logo, nós profissionais temos que contribuir com o desenvolvimento da vantagem evolutiva da companhia;

Por fim, o homem moderno carece de liberdade para promover a ideologia e a autodeterminação. As companhias que insistirem na continuidade da burocracia e no controle exagerado perderão tempo e bons profissionais, como falamos alhures, na organização do mundo moderno e na era do conhecimento em que vivemos a velocidade e simplicidade nos processos farão a diferença para a perenidade e perpetuação no mercado dessa companhia.

Aos profissionais que ainda não detêm dessas competências, sugerimos que as desenvolvam com a maior brevidade, haja visto que o mercado de trabalho brasileiro esta aquecido e em especial no Nordeste. As companhias precisam de profissionais qualificados que entrem no jogo fazendo gol por que a velocidade faz a diferença entre os concorrentes.

Edson Monteiro Diretor de Educação corporativa na ABRH PE e Profissional em Recursos Humanos com mais de 25 anos de carreira, palestrante sobre o tema.

Sem comentários...

Deixe uma resposta